Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) em Adamantina é de 1,17 – Siga Mais

A Secretaria de Saúde de Adamantina, por meio do Departamento de Controle de Vetores, informa que foi realizado na primeira semana de outubro o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa).

Foram vistoriados 600 imóveis em 118 quarteirões escolhidos de forma aleatória em todo o município. Conforme os dados, o LIRAa em Adamantina é de 1,17. No ano passado, o mesmo levantamento apontou que o índice na cidade estava em 3,83 o que considera a cidade em situação de alerta.

Ainda de acordo com o levantamento, os recipientes mais encontrados em condições de criação e dispersão do mosquito Aedes aegypti foram: pratos e vasos de plantas, ralos de escoamento de água pluvial, materiais inservíveis, tais como sacolas plásticas, latas de diversos tipos, garrafas pets e demais materiais que podem ser colocados no lixo reciclável e os bebedouros de animais sem manutenção e limpeza. (Continua após a publicidade…)

O Município, através do Departamento de Controle de Vetores, vem realizando intensificação das visitas domiciliares, voltada para a eliminação de criadouros e tratamento com larvicida em recipientes de difícil remoção ou alteração.

“Ao longo de todo o ano, estão sendo realizadas palestras educativas e informativas, teatros lúdicos, reportagens em todos os meios de comunicação e mutirões visando à conscientização da população na eliminação da água parada e remoção de objetos inservíveis que possam servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti”, afirma a chefe do controle de vetores, Francine de Brito Alves.

Desde que o município declarou situação de emergência no final do mês de maio, os números de casos na cidade vem diminuindo. Em setembro, foi registrado um caso e em outubro foram cinco.

“Pedimos que a população continue nos ajudando no combate a Dengue, Zika vírus, febre Chikungunya e febre amarela. Para isso, é preciso olhar todos os dias os quintais, cuidar dos recipientes que podem acumular água e redobrar a atenção durante o período chuvoso. Receba a visita dos agentes de saúde, permita que eles vistoriem o seu quintal. A dengue é uma doença que pode matar”, finaliza.

Publicidade

Iogurtes Carolina

Publicidade

Auto Doc

Be First to Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.