Uberlândia e Araguari realizam segundo LIRAa de 2019 – G1

O segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2019 está na fase final em Uberlândia e no início em Araguari.

Em Uberlândia, o primeiro LIRAa deste ano foi divulgado em fevereiro, e apontou índice de 5,2%, o que representava risco de surto, de acordo com o Ministério da Saúde. Já em Araguari, o primeiro LIRAa foi divulgado em janeiro e teve índice de 4,1%, que também indicava risco de surto.

Segundo a Secretaria de Saúde de Uberlândia, ainda não há data para a divulgação do balanço deste segundo LIRAa. Já em Araguari, a previsão para apresentação do resultado é a próxima semana.

O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação do município.

De acordo com o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando superior a 4%.

Be First to Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.